quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Reflexologia.

O poder do toque


Conheça os benefícios da reflexologia, uma massagem realizada nos pés que, além de proporcionar grande bem-estar, pode aliviar dores e sintomas que afetam o corpo.


Sabe aquela sensação gostosa de andar descalço sobre a grama, a areia da praia ou um tapete macio e felpudo? Nós a experimentamos porque os pés estão cheios de terminações nervosas, por isso são tão sensíveis ao toque. Essa sensibilidade, no entanto, vai além do bem-estar que proporciona. Se forem estimulados adequadamente podem proporcionar alívio a distúrbios que afetem qualquer parte do corpo. É o que faz a reflexologia podal - também conhecida como massagem oriental dos pés -, uma terapia auxiliadora no tratamento e prevenção e na identificação de problemas de saúde.





Inicialmente essa técnica era praticada pelos egípcios, mas foi na China, há cerca de cinco mil anos, que foram encontrados registros que comprovam seu uso e aprimoramento como processo terapêutico. Os ocidentais só vieram a aplicá-la no começo do século 20, depois que o médico americano William Fitzgerald aperfeiçoou e adaptou o método e passou a utilizá-lo como terapia em hospitais nos Estados Unidos






Duas versões da técnica






Acredita-se que os pés tenham mais de 70 mil terminações nervosas ligadas a cada parte do corpo. "Quando estimuladas por meio do toque, elas emitem sinais ao cérebro que, por sua vez, se encarrega de repassá-los ao órgão correspondente à região estimulada pela massagem, aliviando dores e sintomas. É daí que vem o termo reflexologia", explica o terapeuta Wagner Gabriel, de São Paulo. Segundo ele, as mãos também têm essas terminações, porém, é mais difícil alcançá-las.






Existem duas correntes de pensamento, a oriental e a ocidental, mas que no fundo explicam a mesma coisa: a eficácia da massagem nessa região. A primeira acredita que dentro de todo ser vivo trafega uma energia, chamada Chi. Quando seu equilíbrio é afetado, a harmonia corporal é comprometida, provocando dores ou danos aos órgãos e sistemas. A reflexologia, nesse caso, serviria para restabelecer o fluxo energético normal, eliminando os problemas causados pelo desequilíbrio.






Já a visão ocidental, desenvolvida inicialmente por Fitzgerald, tem uma abordagem mais científica e terapêutica, voltada exclusivamente para a questão da saúde. De acordo com os conceitos da técnica, ao se analisar a planta do pé, é possível diagnosticar enfermidades físicas e também problemas emocionais, estes por meio da psico-reflexologia, partindo do princípio de que muitos dos distúrbios emocionais desencadeiam doenças físicas - são os males psicossomático.



Pensamento!!!!

O pensamento tem poder infinito.



Ele mexe com o destino, acompanha a sua vontade.


Ao esperar o melhor, você cria uma expectativa positiva que detona o processo de vitória.


Ser otimista é ser perseverante, é ter uma fé inabalável e uma certeza sem limites de que tudo vai dar certo.


Ao nascer o sentimento de entusiasmo, o universo aplaude tal iniciativa e conspira a seu favor, colocando-o a serviço da humanidade.


Você é quem escreve a história de sua vida - ao optar pelas atitudes construtivas - você cresce como ser humano e filho dileto de DEUS.


Positivo atrai positivo.


Alegria chama alegria.


Ao exalar esse estado otimista, nossa consciência desperta energias vitais que vão trbalhar na direção de suas metas.


Seja incansavelmente otimista. Faz bem para o corpo, para a mente e para a alma.


É humano e natural viver aflições, só não é inteligente conviver com elas por muito tempo.


Seja mais paciente consigo mesmo, saiba entender suas limitações.


Sem esforço não existe vitória.


Ao escolher com sabedoria viver sua vida com otimismo, seu coração sorri, seus olhos brilham e a humanidade agradece por você existir.






Pablo Neruda