terça-feira, 28 de maio de 2013

Ao contrário do que se pensa, as flores podem resistir muito bem a esta estação mais fria do ano, basta para isso que tenhamos alguns cuidados, especialmente nas regiões onde as temperaturas são extremamente baixas.

Oferecimento: Viveiro de Flores Nunes

Sempre nos ocorre a ideia de que inverno é o período de árvores nuas, sem floração em parte alguma, aquele cenário que nos leva a introspecção. Mas há um equivoco, existe algumas flores como o lírio, por exemplo, florescem com mais vigor neste clima. Flores e aromas andam de mãos dadas e neste quesito os lírios são campeões. As flores são muito usadas como uma forma elegante de prestigiar as pessoas que são importantes em nossas vidas, e esta homenagem pode ser através de flores e presentes ou simplesmente com belos arranjos, cestas especiais, ramalhetes de flores do campo, buques diversos, enfim, o que importa é a lembrança.

Mas depois da homenagem fica aquela vontade de perpetuar ao máximo o momento especial, e saiba que isto é possível com algumas dicas de cuidados com as flores no inverno. E não se trata somente dos buques, mas de vários tipos de flores que costumam ser cultivadas em vasos dentro de casa e que nesta estação sofrem com os efeitos do frio. e não importa a distância da pessoa que gostaria de presenter, já que hoje é possível fazer entrega de flores para todo o país, através de empresas especializadas.

As flores plantadas merecem atenção especial no que se referem às regas, elas devem ser mais espaçadas uma vez que as baixas temperaturas evitam o ressecamento da terra, além do que cada espécie tem necessidades diferentes, tulipas, ciclame branco, rosas, margaridinhas, cada uma delas tem suas peculiaridades que devem ser observadas para a manutenção de seu viço e saúde. O amor perfeito, por exemplo, é uma flor típica da estação mais fria do ano e para que floresça com abundância aconselha-se o seu plantio entre os meses de fevereiro e maio.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam não se deve colocar água nas flores com o pensamento de que “é melhor sobrar do que faltar”. Neste caso, água demais pode até mesmo matar as plantas, pois as flores no inverno, expostas a muita umidade, podem ter suas raízes apodrecidas, também pode ocorrer à proliferação dos insetos e dos fungos.

Muitas vezes ao invés de regar basta pulverizá-las com água, isso vai depender de cada espécie. A adubação é recomendada a cada quinzena durante o período de floração, a poda deve ser realizada logo após o término dos períodos de geada, portanto a poda deverá ser feita ao final da estação. Em regiões de temperaturas mais elevadas a poda deve ser feita em julho. O mais importante no cultivo de flores é ir à busca de conhecimentos específicos a cada espécie, dessa forma podemos ter flores lindas e saudáveis o ano todo.

O florescimento diminui e as folhas começam a cair. Ajude suas plantas fazendo a remoção das folhas e facilitando a sua limpeza. Esta tarefa é muito importante, pois o acúmulo de folhas pode, inclusive, favorecer o surgimento de doenças.

As folhas secas retiradas podem ser aproveitadas, em decomposição, no preparo de um composto orgânico ou até servirem como cobertura para proteger a base de algumas espécies perenes mais delicadas, especialmente nas regiões frias.

Outra tarefa ideal para ser realizada no outono é a substituição de suportes, arames e treliças. Nessa ocasião, pode-se aproveitar para fazer até uma poda leve e auxiliar a planta a se adequar à nova sustentação. E por falar em poda, durante o outono recomenda-se moldar os arbustos mais densos, aparando-os com uma tesoura para poda e desbaste, fazendo cortes perfeitos, logo acima de um nó ou bem rentes ao caule principal.

Atenção para a terra: dela depende a saúde das plantas

Dê uma olhada nas suas plantas: aquelas que estão envasadas há muito tempo podem apresentar a terra endurecida e cheia de torrões. Isso é péssimo para a saúde das plantas, pois as raízes não conseguem respirar e nem se desenvolver normalmente. Uma solução de emergência, para evitar o replantio – não recomendado para algumas espécies durante o outono – seria mergulhar o vaso com a planta num balde ou bacia alta, até que a água atinja a borda do vaso. Deixe o vaso mergulhado durante algum tempo, até que a terra absorva a quantidade de água necessária para desfazer os torrões e ficar mais fofa.

Aquelas que tiveram um crescimento acentuado durante o verão e ficaram quase sem espaço no vaso podem ser transplantadas para locais maiores, desde que as espécies suportem bem o replantio nesta época.

No outono, cuidado com as plantas de interiores!

As plantas cultivadas dentro de casa ficam bem mais sensíveis ao ataque de doenças durante o outono e inverno. Por essa razão, semanalmente, coloque os vasos em ambiente externo, de preferência ao sol, nos horários mais frescos, por cerca de duas horas. Além disso, nunca regue as plantas à noite, pois isso prejudica o processo de descanso, que é vital, também para as plantas.